terça-feira, 19 de outubro de 2010

Chegou o Outono, e com ele as abóboras e os marmelos!

Este fim de semana fui até à terra do meu avô. E foi ver-me a apanhar marmelos, beringelas e pimentos. E de faca na mão de volta das couves.  Eu, rapariga que gosta de viver no meio da cidade, da confusão, perto do shopping e das lojas e demais comodidades, adoro estes pequenos momentos! E não há duvida de que estamos no outono: as abóboras em fila com o seu laranja dourado, as maças bravo de esmolfe docinhas, os marmelos à espera de ser colhidos. Os ultimos tomates e pimentos dão agora lugar às beringelas e às couves!
De tudo um pouco veio parar cá a casa! Já fiz doce de abóbora, e os marmelos esperam-me para fazer umas tacinhas de marmelada e uns frasquinhos de geleia.
E estamos em contagem decrescente para o Natal, e para todos os que querem fazer os seus cabazes de oferta chegou a altura de começarem a tratar disso. Depois não se queixem de que não avisei!

15 comentários:

  1. =) que bom!Também moro na cidade, mas ao fim de semana tenho que sempre ir até à aldeia, pois lá moram os meus avós, e também têm um quintal maravilhoso, com todas essas coisinhas boas!
    Já fiz doce de marmelo, e tenho vindo a fazer mais doces. Já ando a preparar os meus cabazes =) Beijo e boas receitas!

    ResponderEliminar
  2. Bem que belo cabaz, e não há nada que chegue aos alimentos caseirinhos certo?

    ResponderEliminar
  3. Só eu não vou à aldeia, snif! Quem me dera colher assim umas coisitas..,

    ResponderEliminar
  4. Hum marmelada :) Eu também moro actualemente na cidade mas nasci na aldeia,pelo que também adoro esses momentos com produts fresquinhos :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Também adoro o Campo, embora viva na cidade também...

    Parabéns, bela reportagem...

    ResponderEliminar
  6. estou fa do teu blog...so me meti nestas andanças dos blogs ha cerca de 1 mes...e desde ha 2 semanas + coisa - coisa que descobri o teu blog..gostei imenso..identifico me com 1 serie d ideias!! =) tambem sou 1 poupadinha por natureza, cheia d ideias para economizar...estou viciada!lolol

    boa sorte..tb ja ando a preparar as minhas coisas po natal (ridiculo n é?? eheh). Tornei me tua seguidora..

    passa no meu blog - nasceu ontem e preciso d amigos! lol preciso d me incentivar!!

    =) boas economias!

    ResponderEliminar
  7. que bom, coisinhas directas da terra!são tão boas!

    ResponderEliminar
  8. Eu tenho o previlégio de morar na província e de poder usufruir de tudo isso durante todo ano.
    Quando aos presentes de natal, já comecei a tratar deles. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Hoje no IKEA lembrei-me de si porque vi uns frascos lindos com estrelas e imaineiimaginei-os logo cheios de bolachinhas de Natal ou coisas deliciosas feitas por si a serem oferecidos aos seus amigos ;-)
    Bons cozinhados.

    ResponderEliminar
  10. Olá!

    Eu este ano quero aventurar-me nos cabazes ;)
    Mas precisava de mais ideias sem ser os doces e compotas...

    Sugestões?

    Obrigada

    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Obrigada por este blog! Tens sempre ideias originais e que me fazcinam. Este ano também quero fazer algumas coisinhas para oferecer no Natal. Estava a pensar começar a fazer as compotas, a marmelada e a geleia, mas disseram-me que ainda é muito cedo porque até lá vai ganhar bolor... tens alguma sugestão para que isso não aconteça? Obrigada.

    ResponderEliminar
  12. são esses pequenos momentos e unicos que nos tornam mais felizes e completas :)

    ResponderEliminar
  13. Da abóbora são também de aproveitar as sementes ou pevides. Assadas são um snack muito nutritivo e saudável.
    Elsa

    ResponderEliminar
  14. Maçãs Bravo de Esmolfe, da minha terrinha! São óptimas :)

    ResponderEliminar
  15. Olá não consigo encontra a menor graça no campo,e tenho pena!Para mimLlisboa...e o resto é paisagem.Mas como o homem põe e Deus dispõe,vivo em Cascais numa zona de campo.Chego á janela e vejo a Serra de Sintra,enfim...Mas reconheço que qtem tem a possibilidade de ter coisas trazidas da aldeia tem imensa sorte,porque gasta menos e é tudo mais fresquinho,e sem quimicos.
    Vou tento salsa,coentros e tumilho em vasos,já não é mau de todo
    Um abraço e muitos doces
    Maria Benedita

    ResponderEliminar