sexta-feira, 29 de abril de 2011

Mimos para o Dia da Mãe

Além de ter  uma avó (e mãe) que me ensinou a cozinhar, a ser organizada, a poupar, a reutilizar, a passar a ferro, a ser "aproveitada"..., também me ensinou a costurar, na maquina e à mão, e a bordar. Coisa rara nas mulheres da minha geração. Entretanto, sempre que precisava de costurar à máquina lá ia até casa da avó ou da mãe com os meus pequenos projectos de costura.
No Natal o M. ofereceu-me uma máquina de costura, e tirando uma ou outra bainha de calças e um projecto de renovação de toalhas, ainda pouco a tinha utilizado. Quando coloquei os olhos neste livro fantástico, ("Costura-Mania" de Joana Nobre Garcia, editado pela A Esfera dos Livros) a minha vontade de tirar o pó à máquina de costura  foi imediata! Tantos projectos simples e acessíveis, tantas ideias para lembranças em aniversários, natais e datas especiais!
O meu primeiro projecto, saído directamente das páginas do "Costura-mania", foram estas lindas almofadinhas de alfazema. O presente ideal para o dia da mãe, uma prenda única, pessoal, e feita com muito amor e carinho para a minha querida mãe. E muito mais especial que alguma coisa que pudesse comprar numa qualquer loja.
O projecto é muito simples: basta recortar 2 corações em tecidos (e o livro é tão fantástico que até tem os moldes) e coser os 2 juntos, à maquina . pelo lado do avesso, deixando uma pequena abertura para os poder virar e encher.
Depois de cosidos, viram-se para o direito e passam-se a ferro para marcar as costuras. Enchem-se com algodão e flores secas de alfazema (à venda nas ervanárias) e depois basta coser à mão as pequenas aberturas por onde se encheram.
Eu fiz 2, um maior e outro mais pequeno que depois juntei com uma fitinha onde coloquei uma pequena etiqueta. (E posso dizer-vos que tudo demorou pouco menos de uma hora a fazer!)
Como podem ver, um simples projecto e um mimo muito especial. Agora já só penso nas lembranças que vou poder costurar para oferecer. Já estou a ver que este Natal, para além dos cabazes que costumo fazer, haverá também muitas prendas costuradas para colocar nos sapatinhos!

(Quem não sabe costurar, ou quem pretende outra ideia para oferecer um mimo especial no dia da mãe, tem sempre outras alternativas. Que tal fazer um bolo ou umas bolachinhas que se colocam numa caixa bonita com uma etiqueta alusiva ao dia? Ou uma planta ou flor bonita num vasinho pintado por nós? Porque o dia da mãe - e outros que tais - têm de ser mais do que gastar dinheiro em prendas, na maioria das vezes, desnecessárias.)

17 comentários:

  1. tambem comprei esse livro,mas para mim(que ja sei costurar )fiquei um pouco desiludida..queria mais!!! Lol,mas há muitas coisas boas para poder fazer com a filhota,e ensinar a cozer á maquina!!!

    ResponderEliminar
  2. Devo admitir q de costura sem mt pouco.. ajeito-me a coser umas coisitas à mão p remediar, mas mt pouco. Porém, a ideia é mt boa e é cm dizes - pra quê gastar tanto dinheiro nestes dias, se os gestos mais pequenos são os mais agradecidos?... Já p ñ falar q nestes dias os ramos de flores sobem p um preço exorbitante!

    ResponderEliminar
  3. Joana, parabéns pelos seus blogs, pelo seu livro e por todo o seu trabalho que acompanho desde Dezembro aquando da sua 1ª aparição na Tv! como ando numa de costuras estas sugestões vêem mesmo a calhar! Muito sucesso! Bjs
    Su

    ResponderEliminar
  4. Joana, adorei a tua sugestão,...muito querida e fofa, para o dia da mãe!
    Pena que seja mais um dia comercial, do que propriamente sentido,....mas a vida é mesmo assim!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Que lindos corações,amiga!Também tive uma avó que me ensinou muito:lavar,passar,bordar,fazer uma boa faxina,mas ,infelizmente,não me ensinou a costurar,coisa que ela e minha mãe,faziam com perfeição.Mas não posso culpá-las,pois eu não manifestava o menor interesse em aprender...
    Mas,admiro mto as pessoas q tem este dom e gostaria mto de saber tbém.Sou como a Anjo-de-Mel,à mão até q faço alguma coisa...
    Passe no meu blog,amiga,vai me deixar muito honrada e feliz.
    Bjsss,Leninha.

    ResponderEliminar
  6. A sugestão é interessante, mas a minha prenda é bem melhor... Vou oferecer o "Feito em Casa" de Joana Roque, conhece?! :D
    Pois bem, comprei-o hoje, uma vez que a minha mãe anda-me sempre a desviar o meu livro (á espera do autografo no norte). E já sei que vai ficar contente com oferenda!
    E já agora, Parabéns, (não só pelo Blog) mas pelo "TOP Fnac : 1º Feito em Casa -Joana Roque" :D
    Muito bom..
    Esta semana Comecei, finalmente, a seguir o livro tal como que queria!.. Começo na 1º receita e continuamente só vou acabar na última! assim será o meu menu nos próximos tempos! :D
    Obrigada..

    ResponderEliminar
  7. Parabéns pelos seus blogues, que gosto muito e já fazem parte do meu dia a dia, obrigada.

    Se possível, gostaria que me indicasse algumas opiniões ou recomendações pessoais acerca de máquinas de costura, já que gostaria de fazer uma incursão nessa área :).. aprendi a tricotar, fazer renda, bordar alguns pontos, mas não a costurar... Creio que ainda vou a tempo.

    Beijinhos, obrigada

    Jo

    ResponderEliminar
  8. Parabéns pelo blog, já o visitava regularmente..agora já posso segui-lo também ;)

    Quanto ao livro...terá que entrar cá para casa brevemente ;)

    ResponderEliminar
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  10. A minha prenda do dia da mãe: o teu livro :)
    Foi para a mãe mas eu quase o devorei todo :)
    Parabéns pelos blogs, livro que me inspiraram na cozinha, eu que não gostava nada destas coisas !
    Bjs
    Clara

    ResponderEliminar
  11. Eu já tinha comprado o livro, e o presente do dia da "sogra", foi uma bolsa para os óculos, posso dizer que para quem mal sabe coser não saiu nada mal.

    ResponderEliminar
  12. Parabéns pela sugestão.
    No passado domingo, passei pelas minhas 5 ou 6 roseiras, apanhei 4 botões de rosa, atei com ráfia e a minha piquena foi leva-las à minha mãe.
    Creio que não há prenda mais bonita...
    E porque fazemos contas a tudo, deixo, em jeito de sugestão o meu novo blog: contasdahorta.blogspot.com
    onde faço as continhas das culturas mais rentáveis, quer seja para cultivar na varanda ou num jardim...
    até breve,
    Catarina Costa

    ResponderEliminar
  13. Parabens.

    Nas minhas pesqisas deparei-me com o seu blog e adorei

    voltarei....

    conceição pimentel

    http://pimentinhasnacozinha.blogspot.com/2011/05/beijinhos-de-coco.html

    ResponderEliminar
  14. Ainda hoje esse livrinho vai chegar cá a casa. Alguém o vai comprar por mim :)
    Eu tenho máquina de costura há para aí um ano e tal, mas ainda não cosi nadinha. Nunca aprendi, nunca ninguém me ensinou. Estou na estaca zero. Mas assim que soube da existência deste livro pela Tv, curiosamente no domingo, dia da mãe, fiquei logo em pulgas para o comprar. A ver se é desta que desemburro, lol!
    Raramente tenho deixado aqui comentários, mas acompanho sempre as novidades há já bastante tempo e gosto mesmo muito.
    Parabéns pelas excelentes ideias que tem partilhado com as suas leitoras.
    Um grande obrigada da minha parte :)
    Beijinhos e o resto de um dia feliz.

    ResponderEliminar
  15. ai, quero um livro desse pra mim...
    vou pedir pra minha irmã que mora aí trazer para mim no fim do ano...
    mesmo não costurando a maquina, acho que muitas coisas vou conseguir costurar a mão...

    ResponderEliminar