quarta-feira, 4 de maio de 2011

Inventário da Arca Congeladora

Uma das minhas muitas listas, que faço por tudo e por nada, é o inventário da arca congeladora. Gosto de saber o que tenho disponível na arca, pois assim torna-se muito mais simples fazer a ementa semanal e a lista de compras, já para não falar que mantendo registo do que temos no congelador, é mais difícil deixar estragar a comida por a termos demasiado tempo congelada.
E não é preciso grande ciência ou tempo para fazer uma coisa tão simples: basta pegar num papel e numa caneta e fazer uma "inspecção" ao nosso congelador anotando tudo o que temos e em que quantidades. Quando consumirem algo simplesmente risquem da lista, e quando forem às compras basta acrescentar o que compraram.
E já que estão numa de controlar o que têm no congelador, aproveitem para fazer uma limpeza, vendo se têm comida que já não esteja em boas condições e preparando a ementa semanal com o que  estiver congelado há mais tempo.

14 comentários:

  1. também costumo fazer, agora que comprei a arca ainda mais! está tudo controladinho e organizado! ;)

    ResponderEliminar
  2. Eu também faço isso. Assim sei sempre o que tenho no congelador. É muito mais prático!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tembém adopto este metodo... eu faço listas para tudo. hehe. Beijocas

    ResponderEliminar
  4. Já adoptei este método, que aprendi aqui. Obrigada pela dica: tem sido muito útil!

    ResponderEliminar
  5. Eu também faço e tenho a minha arca organizada.
    Sei exactamente o que tenho para fazer os menus.

    Podes ver aqui, se quiseres:

    http://www.organizaracasa.com/organizar-a-arca-congeladora

    Bj

    ResponderEliminar
  6. eu vi no blog da monica, também e passei a fazer há pouco tempo. resulta imenso. plastifiquei tambbém a minha lista e vou apagando ou escrevendo conforme o caso.
    Nem sei como passei sem isto tantos anos!

    ResponderEliminar
  7. Preciso tomar vergonha na cara e relacionar oq congelo, tenho muita coisa la dentro e nem sei mais oque!

    ResponderEliminar
  8. Sigo o seu blog há já algum tempo, por mera curiosidade...nunca pensei que depois de me terem oferecido o seu livro no dia da Mãe, eu ficásse tão fanática!!! Desde domingo que só cozinho as suas receitas!!! Estamos a amar! Obrigada por tudo!! Felicidades.

    Susana

    ResponderEliminar
  9. olaa,ja o faço ha algum tempo.antes era um desperdício...acabavam queimadas de tanto tempo guardados loll

    ps. adorei o livro :))beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Olá * (:

    Dá uma espreitadela,

    www.itsabeautifulmonday.blogspot.com

    É um blog de venda de roupa online em 2º mão, novas, giras e a preços fantásticos. :D

    Se gostares segue e recomenda :D

    Beijinhos,

    Rita (:

    ResponderEliminar
  11. De facto assim sabes sempre o que esta no congelador, boa forma de organizar a ementa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que bela ideia! Ainda não me tinha lembrado disto.
    Vou por em pratica já hoje à noite.

    ResponderEliminar
  13. Parece me uma boa estratégia.
    E porque nao fazer uma tabela plastificada onde possamos escrever e apagar de modo a actualizar =)

    Vou inventar uma assim para a arca cá de casa (os meus pais nisso nao sao muito organizados), as vezes consomem os mais produtos mais frescos ficando os outros mais tempo, assim vao se organizar melhor.
    Gosto muito de visitar o teu blog :)

    ResponderEliminar
  14. Olá! Passei hoje por aqui para te felicitar pelo livro. Comprei-o hoje e não consigo largá-lo. É extraordinário, para além da apresentação muito apelativa, muito me agradam as dicas e o facto das receitas serem acessíveis e com ingredientes normais. Estou ansiosa por experimentar algumas receitas. Parabéns!

    ResponderEliminar