segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Máquina de Café: Capsulas ou Tradicional?


A questão das máquina de café de cápsulas vs as mais tradicionais tem dado muito que falar cá por casa, e pelos mais variados motivos.
Quando casamos (2006), as máquinas de capsulas ainda estavam a dar os primeiros passos e só havia um modelo. Ter uma máquina dessas era quase como que pertencer a um grupo especial de pessoas que não compravam café no supermercado, mas sim online ou numa das duas (na altura) lojas exclusivas em Lisboa. E não havia apenas um tipo de café, mas sim uma gama variada de intensidades diferentes e até edições especiais e cafés com sabores. Na altura o Miguel fez as contas e percebemos como ficava muito mais caro este tipo de café. Optamos por uma máquina tradicional de manípulo, apesar de eu ter ficado com pena de não termos uma máquina de capsulas.
A vida continuou e uns anos mais tarde - em 2008, e depois de eu ter aborrecido tanto mas tanto o Miguel que queria uma máquina de capsulas - acabamos por comprar uma. Deixamos de usar a máquina tradicional e só havia café xpto em todas as ocasiões. Um ano mais tarde fizemos as contas em quanto tinhamos gasto em café de capsulas, vs o que no ano anterior tinhamos gasto em café normal na nossa máquina normal. Gastámos cerca de 10 vezes mais em café! O que é uma grande diferença.
O argumento de que uma máquina de capsulas fica mais barato do que ir tomar café à rua não entra nestas contas. Estes são os cafés de habitualmente tomamos em casa, pois quando vamos tomar café fora, continuamos a ir tomar café fora e não o fazemos porque o café de casa não presta. E isto não foi uma decisão “económica”. Claro que o Miguel só me dizia que bem me tinha avisado.
Há no entanto vantagens numa máquina de café de capsulas. São mais simples de usar, são mais limpas, não enchemos tudo de pó de café e de borra por todo o lado e há quem diga que o café é melhor, apesar de isso ser uma questão discutível... E quando temos muita gente em casa é muito mas muito mas fácil ir tratar dos cafés – principalmente se prepararmos uma coffe station onde cada um se possa servir quando lhe apetecer um café.
Mas depois há a grande desvantagem do preço do café ( e não vale a pena falar da qualidade do café, porque se conheço quem defenda acerrimamente o café de capsulas, também conheço entendidos em café que não o suportam!)
Para quem bebe pouco café, ou apenas ao fim de semana ou que têm apenas a máquina para quando recebem visitas porque habitualmente não bebem café é uma excelente opção. Mas para quem bebe vários cafés por dia (em casa dos meus pais, por exemplo 3 pessoas bebem-se cerca de 10 cafés por dia) torna-se uma renda e é preciso ver se estamos dispostos a gastar assim tanto.
Cá em casa a opção tornou-se muito simples. No dia a dia a máquina de café tradicional, de manípulo é que é a escolhida. Nas festas e nos jantares de amigos ao fim de semana optamos pela máquina de capsulas por se tornar mais simples de usar, mais limpa e mais rápida.
Actualmente há varias máquinas de café de capsulas, mas os preços não diferem muito. E há também as cápsulas compatíveis – normalmente mais baratas – para essas máquinas. É tudo uma questão de opção, mas mesmo assim esse café continua a ser caro. Por um lado queremos uma máquina “exclusiva”, mas depois compramos café compatível porque é mais barato. Não seria então mais simples comprar uma maquina tradicional e gastar por mês uma embalagem de café de 2,5€ (cerca de 40 cafés, o que dá 0,06€ por café em vez de 0,35€ o preço de uma capsula?) E nem estou a falar do preço de café de marca branca ou de promoções….
No final é tudo uma questão de fazer contas. Se eu bebo 4 cafés por semana ou se eu bebo 4 cafés por dia. E se no meu orçamento não me importo de gastar 300€ por ano em vez de 30€ por ano em café. É mesmo uma questão que deve ser considerada na altura de comprar uma máquina de café, ou então de pensar se não será vantajoso trocar de máquina.

38 comentários:

  1. As cápsulas são também muito menos ecológicas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, as combinação de plástico e alumínio das cápsulas nespresso fazem com que a sua reciclagem não seja fácil, acrescentando ainda que a maioria das pessoas as põe no lixo e não nos sítios de recolha próprios. A cidade de Hamburgo na Alemana proibiu a venda total de cápsulas de café por esta razão.
      Eu adquiri à pouco tempo umas cápsulas recarregáveis que dão para 200 utilizações e posso escolher o café que quiser.

      Eliminar
    2. 100% ecológico e 60% de economia, eu reutilizo ou melhor reencho as minhas cápsulas com café Buondi, mas pode-se reencher com qualquer tipo de café ao nosso gosto, cada café incluíndo o gasto de energia da máquina, fica a €0,098 cêntimos, é muito fácil encher 10 ou 20 cápsulas de café de boa qualidade, basta pesquisar no youtube. Ecologia a cem por cento e finanças facilitadas.

      Eliminar
  2. Comprei uma máquina de cápsulas este ano.
    Estamos aproveitando muito bem, mas com certeza é bem mais caro que o café comum.
    Tomamos pouco assim, acho que por um período vai compensar.
    Um grande bj querida amiga

    ResponderEliminar
  3. Nós temos de cápsulas (Dolce Gusto), já há 4 anos, mas é a tal coisa, não trabalha no dia-a-dia. basicamente bebemos o café do domingo, e pouco mais. De resto só quando temos visitas. Por isso acho que compensa.
    Mas não há dúvida nenhuma que para quem a usa todos os dias, não sai nada barato em relação à de manípulo! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho uma Dolce Gusto e outra Tassimo, comprei mais por causa das bebidas chocolate. Inicialmente comprava as cápsilas na Media Market (embalagens de 3 caixas compensa), mas como eles deixaram de comercializar as cápsulas para a Tassimo, comecei a mandar vir de Espanha, pois gasto bastante café (compro para mim e minha filha).
      Costumo encomendar os cafés para a Dolce Gusto e para Tassimo de Espanha, através deste site http://www.comprarcapsulas.com, pois são mais baratas.
      Há mt. pouco tempo lançaram compatíveis para a Dolce Gusto (encomendei ontem para experimentar - devo receber amanhã) http://www.comprarcapsulas.com/category.php?id_category=79
      10 Cápsulas compatibles con cafetera Dolce Gusto 2,30 (o que não é mt. mais barato que as originais...).Por vezes encomendo noutro site http://www.comprar-capsulas.com/pt . São concorrentes, umas vezes encontro preços melhores num, outras noutro.

      Eliminar
  4. Em minha casa tenho a maquina tradicional de balão e uma dolce gusto, deixei de usar tanto porque o preço das cápsulas aumentou muito, só uso quando vem gente jantar cá a casa, durante a semana é cafézinho da maquina tradicional e é bem bom!!

    ResponderEliminar
  5. Pois eu tenho uma Delta Q e contínuo a achar que foi um óptimo investimento.

    Durante a semana, ambos bebemos café no trabalho sem pagar, ao fds bebemos em casa e mesmo que tenhamos que sair, não saímos de casa sem beber o nosso café, seja de manhã, seja depois do almoço.

    Eu contínuo a achar que vale a pena.

    Boa semana,
    MJ

    ResponderEliminar
  6. Esta semana chegámos à mesma conclusão. Já tinhamos guardado a máquina de manipulo na garagem, mas já foi resgatada e vamos fazer exactamente da mesma maneira. No dia a dia bebemos café da maquina de manipulo e quando temos mais pessoas, e por ser mais prático, bebemos nespresso.
    Vamos deixar de gastar 45a 50€ mensais para gastar 2,5€.

    ResponderEliminar
  7. Ora aqui está um post que obriga as pessoas a pensar bem nos custos e na qualidade daquilo que se consome e isso é sempre positivo.
    Olha, eu não tenho uma nem outra, tenho uma máquina normal com filtro de papel e uma cafeteira, mas do que eu tenho mesmo saudades é do cheirinho a café de coador de pano que havia no pátio onde morava a minha avó ;)

    ResponderEliminar
  8. Obrigada pelo post. Também andamos a pensar comprar uma máquina de café e este post ajudou a esclarecer algumas questões.

    http://qaoquadrado.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Por cá temos uma de cápsulas daquelas que se tinha de comprar por net por duas razões: 1ª foi comprada numa bela promoção, 2ª disseram-nos ser o melhor café.
    Para nós resulta porque sou eu a cafezeira (esta palavra não deve existir), e deixei de ir á rua. Quando lá ia levava o meu filho e era sempre mais qualquer coisa para ele. O preço do café aumentou e mesmo bebendo o mesmo nº de cafés o de cápsulas é mais barato. durante a semana divido o preço do café a meias numa máquina de manípulo com a minha colega de trabalho.
    A minha máquina de manípulo era boa, era, porque avariou e tivemos de adquirir outra.
    Absteremo-nos de café a cada 2 meses e por isso são cerca de 15 a 20 € por mês se tanto. O tanto agora é mais porque temos sempre pessoas de família para almoçar ao fim de semana

    ResponderEliminar
  10. Excelente post.
    Concordo em tudo!

    ResponderEliminar
  11. O seu blog tem sugestões muito uteis.
    Em relação ao tema do post, eu cá tenho uma máquina q dá para cápsulas, pastilhas e café em pó. No dia-a-dia uso café em pó e quando temos amigos, usamos as cápsulas.
    E sim, sai mais barato o café em pó. E eu que gosto tanto de café!
    No trabalho como temos uma dolce gusto, compro cápsulas e tiro café na máquina q sai mais barato do que ir ao café da esquina.
    :)

    ResponderEliminar
  12. Ora aqui está um assunto debatido na nossa casa! Concordo com as ideias colocadas no post. Só podia!
    Temos uma máquina daquela marca que um tal Sr. George faz publicidade e, sinceramente, já estou farto daquilo! A marca criou uma imagem com a qual não me identifico, falam em "degustação" quando o que quero mesmo é beber um bom café. Sim um bom café, um bom café como se faz bem em Portugal! Aquelas cápsulas, dessa marca, têm lá dentro sabe-se lá o quê......

    ResponderEliminar
  13. em minha casa bebe-se pouco café e uso uma maquina de pastilhas porque é a que foi oferecida.
    Em casa dos meus pais toma-se muito café e optaram por comprar uma boa maquina. Desde que tenha café em grão no moinho e água no deposito é só carregar no botão e sai café, sem fazer sujeira. A máquina foi cara mas vale o investimento, em dias de festa ainda é mais pratica que as de cápsula, é só colocar a chávena e carregar no botão!

    ResponderEliminar
  14. Eu não bebo café mas concordo.
    No meu caso tenho uma máquina de café de cápsulas delta q, que não é muito usada e como só o homem da casa bebé lá... não é por aí.
    No entanto ele tem que levar café pro trabalho e tem duas máquinas, uma de cápsulas e outra de manípulo... quando ele usava a máquina de cápsulas gastava um dinheirão por mês, depois de mudar para a de manípulo baixou muito a conta. Um saco de café delta dá para imenso tempo.

    Gostei do post. :)

    ResponderEliminar
  15. Graças a este post decidi comprar capsulas recarregaveis, pois em casa so bebo um cafe de manha e acaba por compensar e posso comprar Delta para beber! :-)

    Obrigado

    ResponderEliminar
  16. Não tenho máquina de pastilhas, nem quero.
    Tenho uma de manípulo e quando aquela avariar/estragar, quero comprar uma que resolva o problema de haver borras por todo o lado: uma máquina com moinho incorporado, e o café é super-fácil de tirar, é só carregar no botão, ela mói e tira o café (as borras ficam depositadas num recipinete que ao fim de uns quantos se retira e lava).
    Se por um lado o preço de uma máquina destas é um bocadito puxado (cerca de 500 euros) recupera-se facilmente, uma vez que o preço do café em grão é muito mais barato que o moído (para não falar no preço das cápsulas).
    Quanto à qualidade é a que quiser comprar no lote em grão, além de que posso variar nas marcas que não há problema.

    ResponderEliminar
  17. Eu tenho uma maquina da Delta Q, das primeiras que saiu. Cá em casa não se bebe muito café, mas ao pequeno almoço o facto de ser tão pratica e rápida, acaba por ser sempre a eleita para o café com leite. Não é a mais económica sem duvida, mas por enquanto mantém-se como o miminho da manhã. Já são tantas as concessões...
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Não percebo muito das máquinas novas de cápsulas, pois como não bebo café e quem bebe cá em casa utiliza a antiga.
    No entanto, gostaria de deixar uma questão: Não haverá já no mercado cápsulas reutilizáveis onde se poderia utilizar o mesmo café de pacote que se utiliza nas máquinas mais antigas e que é mais barato? Caso exista, sempre dá para aliar as vantagens das duas. :)
    MG

    ResponderEliminar
  19. Este post veio mesmo, numa boa altura. Eu não gosto muito de café, mas por razões de saúde fui aconselhada a beber 1 ou 2 por dia. Criei esse hábito, e como tenho uma loja dentro de um Centro Comercial, a tentação é enorme. Acontece que com a abertura de uma nova loja, consegui criar um espaço onde resolvi colocar uma máquina de café (capsulas Dolce Gusto) acompanhada de um mini frigorífico e micro ondas. Acabo por poupar tanto nos cafés, como nas refeições. No entanto coloca-se a questão... Para mim e funcionários, é vantajoso, sem dúvida. Agora....que ponto para um Atelier aberto ao público, é vantajoso o haver uma máquina de café ali sempre disponível? Que vos parece??

    ResponderEliminar
  20. Eu tinha uma máquina de manipulo que se avariou, e sempre disse que quando tivesse que comprar uma nova seria uma dolce gusto daquelas mais pequeninas sem reservatório de capsulas, no entanto depois de fazer contas á vida, compramos outra de manipulo, pois como bebo vários cafés ao dia ficava muito caro ter que comprar as capsulas, além de que esta nova dá para café em pó e para pastilhas que tem a mesma "limpeza" das capsulas.

    ResponderEliminar
  21. Olá. Eu tenho uma máquina daquelas automáticas. Já tem vários anos e sempre gostei dela, pois é só deitar a água e o grão de café e ela programa tudo na hora e é rápida. Acontece que há cerca de um mês, avariou. A minha primeira sugestão foi em vez de gastar o dinheiro no arranjo, compraria uma dessas de cápsulas. Depois de fazer contas ao preço das cápsulas e como se tomam à volta de 6 cafés diários cá em casa, fora os extras de visitas, optei pelo arranjo que ficou por 50€ e assim continuamos com a nossa máquina a funcionar. De certeza que fizemos uma boa escolha.

    ResponderEliminar
  22. Boa noite!
    Cá em casa, maravilhados pelo leque de bebidas que se podia fazer, há cerca de 3 anos comprámos uma Dolce Gusto.
    Para quem gosta mesmo de café não é de todo a melhor opção, até porque durante algum tempo só havia 1 ou 2 tipos de café e rapidamente enjoei.Só me apetecia o café da rua! Decidimos então comprar uma máquina de cafe em pó. Melhor decisão de sempre! No dia a dia tenho o café que gosto, muito saboroso e barato, e de vez em quando uma bebida diferente (das muitas que surgiram entretanto para essa máquina).
    E não me arrependo de ter comprado nenhuma delas! Tenho o melhor de 2 mundos! :D
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  23. Nós cá por casa decidimos que, quando comprássemos maquina de café iria ser das tradicionais ( tomamos pouquissimo cafe, é basicamente só para convidados).
    Casa-mo-nos e ofereceram-nos uma da Nespresso xD não posso reclamar da qualidade do café (nisso é excelente) mas o preço era realmente "puxadote" tinhamos que ir ao NorteShopping propositadamente para o comprar (35km para cada lado - claro que quando iamos aproveitavamos para comprar) mas mesmo assim em 2 anos só tivemos que comprar 2 vezes (tendo comprado cafe e descafeinado).
    Agora já existem marcas brancas quer no Continente quer no Jumbo e há também a marca Torrié (penso que é assim que se escreve) que tem preços mais ou menos semelhantes aos outros "tradicionais".

    Mas cá por casa só se teve a Nespresso porque foi oferecida*

    ResponderEliminar
  24. Cá em casa vamos na segunda nexpresso adoro o café muito melhor que o da rua... E se tivesse que ter o trabalho das que sao em pó ia antes ao café. Agora 20 cêntimos por capsula acho caro. Mas para mim a única opção seria ir a rua por isso é mais barato. Moer ou sujar tudo com pó de café e ver o pó por todo o lado deixaria me furiosa...

    ResponderEliminar
  25. Eu tenho uma Saeco que me foi oferecida como prenda de casamento em 2004 (na altura custava à volta dos 500€) e é maravilhosa. Coloca-se café em grão e água e, já está (é preciso tirar as borras de vez em quando, claro!)Depois de termos experimentado vários cafés, adoramos o de marca branca Minipreço. Contas feitas, o café sai a cerca de 0,05€ cada.
    Quando apareceram as Nespresso, fiquei fã mas, ao fim de algum tempo, cansei do sabor e da espuma do café. Para além de que o preço das cápsulas é proibitivo...
    Agora, digo que, se a minha máquina avariar, certamente que vou comprar uma igual ou do género.

    ResponderEliminar
  26. K inveja me faz essas canecas tão lindas!! onde as compra?

    ResponderEliminar
  27. Olá.
    Também me ofereceram uma máquina dessas de cápsulas em 2008. Adorámos a ideia, visto que queríamos muito ter uma, e a minha sogra fez o jeito. O Z. é louco pelos cafés, e bebia-se 4 café desses por dia(ás vezes mais), ficava muito caro por mês. Então comecei a comprar as cápsulas compatíveis recarregáveis, mas não funcionam muito bem. Então passei a reciclar as cápsulas da marca do Srº Cloney. Não custa nada e podem ser reutilizadas várias vezes. O que dá mais trabalho é esvaziar e limpar as ditas, mas nada que não se faça em 30 minutos. Existem vários vídeos na net. O café sai com a mesma qualidade. Procurem, e em vez dos 50 euros mensais, gastam o dinheiro do pacote de café que gostarem mais, tem que ser é moagem expresso. Quanto às cápsulas podem sempre pedir aos amigos e familiares, para não deitarem fora, e guardarem para vocês. Espero ter ajudado, vão ver que notam a diferença no mealheiro ao fim do mês. bjs

    ResponderEliminar
  28. Então e o café soluvél? não é uma solução económica? para mim é a mais económica de todas, pois para degustar um bom café tem mesmo de se ir ao café da esquina.

    ResponderEliminar
  29. Passe a publicidade, eu contornei essa questão com cápsulas reutilizáveis que comprei aqui: http://www.coffeeduck.com/. Para nós, que bebemos muito café, foi a melhor opção, pois só temos máquina de cápsulas e assim compramos a marca que queremos (há que aproveitar também as promoções dos hipermercados). Também é uma solução ecológica!

    ResponderEliminar
  30. Agora existem as novas cápsulas recarregáveis para máquinas Delta Q

    Deixo aqui o link para quem quiser:
    http://www.pixinf.com/pt/capsulas-recarregaveis-para-maquinas-de-cafe/526-capsulas-recarregaveis-para-maquinas-de-cafe-delta-q-e-lavazza-espresso-point.html

    ResponderEliminar
  31. Podem informar-me se as máquinas de café de manipulo, deixam o dito "creme", ou se o café sai aguado? Pretendo comprar uma máquina e visto beber 2 cafés por dia em casa, penso que seja mais favorável, comprar a máquina de manipulo. Caso isso tenha a ver com o café que se compra, podem dar-me dicas de marcas brancas e marcas conhecidas, que tenham o efeito de cremosidade no café?

    ResponderEliminar
  32. as lojas online que vendem cápsulas têm DUAS desvantagens.
    Já tive problemas com alguns sites, que simplesmente não enviaram as cápsulas.
    A 2ª desvantagem é: o dinheiro que se poupava em cápsulas mais baratas, vamos gastá-lo em portes-de-envio dos ctt, que rondam os 5 euros.
    Portanto fica mais barato comprar cápsulas num Hipermercado, e poupar os portes de envio $

    ResponderEliminar
  33. as lojas online que vendem cápsulas têm DUAS desvantagens.
    Já tive problemas com alguns sites, que simplesmente não enviaram as cápsulas.
    A 2ª desvantagem é: o dinheiro que se poupava em cápsulas mais baratas, vamos gastá-lo em portes-de-envio dos ctt, que rondam os 5 euros.
    Portanto fica mais barato comprar cápsulas num Hipermercado, e poupar os portes de envio $

    ResponderEliminar
  34. Com certeza absoluta as pastilhas são melhores do que as cápsulas. Mas nem umas nem outras se podem comparar ao café das maquinas industriais que bebemos no café da esquina. Qualquer máquina industrial tem o melhor café do mundo. Não há comparação.

    ResponderEliminar
  35. Uso as Cápsulas Gourmet do Café Exato, uma micro torrefação no litoral paulista em Santos. Café Gourmet TOP. https://graogourmet.cafeexato.com.br
    Fica a dica.
    Abs.

    ResponderEliminar