segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

O escritório


Com a mudança de casa voltei a ter um “escritório”. Ou melhor dois “escritórios”. Ou melhor ainda 2 divisões, uma para mim e outra para o Miguel, onde cada um pode arrumar as suas coisas. Na minha sala/escritório pude finalmente arrumar convenientemente todos os meus livros e revistas de culinária, as minhas caixinhas com as fitas, etiquetas, material de escritório, canetas e lápis, sacos e tralhas que guardo para tudo e para nada. Há ainda uma antiga mesa de cozinha que recuperamos e pintámos para servir de minha secretária, um sofá antigo dos anos 60 que veio de casa da avó e a nossa televisão antiga. É uma segunda sala de estar e o espaço das minhas coisas ao mesmo tempo.
Uma dica de arrumação ou organização muito simples de colocar em prática é arrumar tudo separadamente em pequenas caixas transparentes - uma para as etiquetas, outra para papel, outra para canetas e lápis, outra para material de escritório.. identificar as caixas e colocar num local visível e onde estejam sempre à mão.
Nesta sala/escritório, a única coisa nova são as estantes para os livros (Billy - IKEA) que forram uma parede inteira e tudo o resto foi adaptado da nossa outra casa (a televisão e o móvel da televisão) ou herdei da casa da avó (como a secretária, a mesa de apoio ou o sofá).
No espaço do Miguel é quase a mesma coisa. O antigo estirador que tem quase 20 anos serve agora de secretária e só foi preciso comprar uma cadeira alta. A estante estava na casa antiga e era a nossa “biblioteca”. Agora serve para guardar os dossiers e papelada da casa e do Miguel.
As poltronas antigas que vieram de casa da avó e fazem conjunto com o sofá que está na minha sala, estão no escritório do Miguel virada para a parede com estante embutida (que já existia) e onde é agora a nova “biblioteca”. A mesinha de apoio era da casa antiga, bem como um antigo aparador e camiseiro que servem para arrumação e não ficam mal naquele escritório.
Conseguimos encaixar quase todos os nossos móveis da outra casa na nova casa e tivemos a sorte de poder aproveitar muitos móveis antigos de casa da avó que acabaram a ficar muito bem com coisas mais modernas. 
Mesmo móveis que à partida não encaixariam tão bem numa divisão (temos um camiseiro e um aparador num escritório) no local certo e com o complemento certo acabam por se adaptar e ganhamos muito em termos de arrumação.
Não há nada como organizar tudo devidamente e ter um local para cada coisa, para sabermos onde está tudo e não se perder tempo a procurar. Mesmo com pouco espaço é possível.

Têm alguma dica importante acerca de organização e arrumação no escritório?

3 comentários:

  1. Olá! Especificamente de escritório ainda não. Digo "ainda" porque tenho um blogue muito recente onde partilharei algumas das minhas soluções de organização e arrumação em casa e, ainda, como eu e o meu marido somos designers, criativos e adoramos "obras", partilharei também algumas soluções para obras e pequenos arranjos em casa. Em breve abordarei o escritório que, no nosso caso, é o atelier, a empresa onde trabalhamos todo o dia.
    Visite-nos em http://cinquentaedois.com

    ResponderEliminar
  2. O que eu ñ dava p ter uma parede assim: forrada com estantes e livros :) Tenho uma amiga cuja parede de escritório é tal e qual a tua e já na altura adorei! Tenho algo parecido, mas ñ é uma parede inteira até pq de um lado tem uma janela e do outro tem um armário embutido, pelo que tenho estantes 'espalhadas' pelas paredes de dois 'escritórios'... Mas sim, preferia ter tudo organizado apenas numa divisão. Como a mh profissão é professora (para além dos toques q dou na cozinha), tenho livros e livros e livros... O meu sonho é um dia poder ter tudo mais organizado e apenas num só espaço. Mas ara já, ñ me posso queixar :) Tb tenho revistas e livros em 'caixas', para além das prateleiras forradas a livros :) Gosto mt q o teu escritório seja tb uma espécie de sala de estar :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  3. A minha única dica é acrescentares portas (de preferência de vidro) nesse móvel Billy. Acho que faz maravilhas pela protecção dos livros/revistas. Ficam muito mais resguardados do pó, humidades, etc. Tenho a minha "biblioteca" nesse mesmo móvel com portas de vidro e estou muito satisfeita, muito, muito melhor do que a minha anterior solução, que era um móvel aberto e as marcas são bem visíveis nos livros.
    De resto, adoro tudo o que tens mostrado da tua casa, tudo muito bonito, prático e funcional.

    ResponderEliminar