segunda-feira, 9 de outubro de 2017

#7 Planeamento das Refeições da Semana


As últimas semanas foram um bocadinho atípicas aqui por casa, e a minha ementa semanal não foi feita como eu gosto. Por causa das festas dos miúdos, e do feriado da semana passada, a ementa teve muitas “sobras” e aproveitamentos.  Resultado: houve alguns dias mais complicados. Quando nos habituamos a fazer as coisas de uma determinada maneira, e quando essa passa a ser a nossa rotina, quando fugimos a essa norma estranhamos! Mas esta semana voltamos a entrar nos eixos!
Voltamos às sugestões.

Ementa Semanal:

2ª feira: Arroz de Congro e Limão + brócolos ao vapor
3ª feira: Espetadas de Cubinhos de Porco com Cebola e Pimento + Puré de Couve Flor
4ª Feira: Pimento Recheado com Carne Picada à Bolonhesa + salada de agrião
  Crepes de Pescada Cremosa
5ª feira: Tabuleiro de Frango desfiado, batata doce e molho cremoso no forno + brócolos ao vapor
6ª feira: Petinga Frita com Feijão Frade “Ensalsado”

Comecei por fazer um caldo aromático com cebola, alho, rama de alho francês, ervas aromáticas e cenoura, sal e pimenta. Assim que levantou fervura juntei o peixe e deixei cozinhar.
Entretanto piquei cebola e alho, e levei a refogar num tacho com um pouco de azeite para fazer a carne à bolonhesa, Juntei a carne, tomate pelado e temperos e deixei cozinhar em lume brando.
Temperei a carne de porco para o jantar de terça feira e guardei numa caixa hermética no frigorífico.
Descasquei legumes para fazer sopa e aproveitei a varoma da Bimby para cozer couve flor e noutro nível para cozer brócolos.

Entretanto retirei o peixe que já estava cozinhado, coei o caldo para o arroz - que reservei no frigorífico até ao jantar, e desfiei o peixe também para o arroz (que também guardei numa caixinha de vidro no frigorífico).

Entretanto a sopa ficou pronta e os legumes a vapor cozinhados. Triturei a sopa e guardei no frigorífico num recipiente de vidro hermético. Guardei os brócolos já cozinhados para acompanhamentos num recipiente de vidro hermético e triturei a couve flor com um pouco de leite de coco, sal e pimenta para acompanhamento de terça feira das espetadas de carne de porco.

Descasquei cenouras para guardar, cortei, preparei alho francês para guardar em sacos herméticas na gaveta do frigorífico. Lavei tomate cereja e guardei também num recipiente hermético.
Cortei o pimento ao meio no sentido longitudinal (para rechear com a carne picada para o almoço de quarta feira), e cortei o restante em cubos para as espetadas que guardei num saquinho do IKEA no frigorífico.

Coloquei os pimentos para rechear num pirex que vai ao frono e temperei com um pouco de sal, pimenta e azeite e levei ao forno previamente aquecido (para que cozinhem cerca de 15 minutos antes de rechear com a carne.) Aproveitei o forno para ao mesmo tempo assar abóbora cortada às fatias.
Enquanto isso, coloquei a demolhar um resto de tâmaras, passas e figos para fazer uma pasta (que gosto de usar para barrar em crepes e panquecas). E desfiei as sobras do frango do assado de domingo (para o jantar de quinta feira), que guardei numa tupperware no congelador.

Entretanto a carne à bolonhesa ficou pronta e recheie com ela os pimentos que retirei do forno. Cobri depois com um pouco de queijo, e tapei o pirex que guardei no frigorífico - na quarta feira bastará levar ao forno para gratinar. Com a restante carne picada, coloquei numa tupperware e congelei para uma refeição nas próximas semanas.

Aproveitei o forno ainda quente para tostar amêndoas para fazer manteiga de amêndoa.
Enquanto a abóbora acabava de assar fiz os crepes para o jantar de quarta feira (o recheio já tenho pronto e congelado, e bastará tirar de véspera para depois montar os crepes e levar ao forno).
Preparei os agriões, arranjando-os, lavando-os e secando-os e guardei na saldeira a vácuo própria.
Escorri as tâmaras, figos e passar e triturei de modo a formar uma pasta. Coloquei num frasco de vidro e guardei no frigorífico.

Com amêndoas já torradas e ligeiramente arrefecidas  - coloquei na bimby e fiz a manteiga de amêndoa que guardei também num frasco de vidro no frigorífico.
Com a abóbora já assada, juntei especiarias, mel e ovos e preparei o recheio de uma tarte, colocando a mistura num recipiente de vidro no frigorífico para fazer a tarte amanhã ou depois.

Para o jantar de segunda - o arroz de peixe - foi apenas necessário fazer um pequeno refogado, juntar o caldo de peixe, o arroz e o peixe desfiado e deixar cozinhar.
Na terça, basta montar e cozinhar as espetadas e acompanhar com o puré já feito.
Quarta ao almoço basta colocar o tabuleiro com os pimentos recheados no forno e acompanhar com a salda já pronta, e ao jantar montar os crepes - cujo recheio tenho de retirar do congelador de véspera.
Na quarta retiro também  o frango desfiado e preparo o tabuleiro de frango para o jantar de quinta (uma espécie de bacalhau com natas, versão frango), e na quinta tiro o peixe para “fritar” no forno na sexta para o jantar.

Entre tudo isto e arrumar a cozinha e lavar a louça, devo ter demorado cerca de 2h30.


E por aí? Já começaram com uma organização semelhante? 

11 comentários:

  1. O meu poder de organização não dá para tanto :p já vou fazendo algumas coisas (por exemplo, ontem fiz o jantar de ontem e adiantei o de hoje, às vezes ao fim-de-semana faço mais do que uma refeição), mas sem duvida que estes posts são uma inspiração!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo!! Sempre que leio estes posts me sinto mais inspirada para me organizar mais e melhor.

      Eliminar
  2. Tabuleiro de Frango desfiado, batata doce e molho cremoso no forno - Receita por favor :)

    ResponderEliminar
  3. Joana: já a sigo há muito temo e tenho todos os seus livros exceto o último. Aprendi consigo a fazer o menu e a planear refeições. Assim, sábado e domingo de manhã cozinho as refeições do fim de semana e os jantares de toda a semana. É excelente chegar a casa e já ter tudo feito. Eu sou uma control freak e não consigo sair de casa sem saber o que vai ser o jantar. Há pessoas que acham muito estranho o facto de à sexta feira ( dia em que planeio e vou às compras) eu já saber o que vou jantar na quinta seguinte, mas a mim acalma me e conforta me. Um beijinho ( também sou de Coimbra e acho que a vi na semana passada junto ao infantário do Portugal dos Pequenitos!)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idem idem.
      Como trabalho durante a semana, à sexta à noite faço a ementa e sábado de manahã faço as compras (se não conseguir ir à sexta). Domingo é dia de cozinhar!
      S. Fernandes

      Eliminar
  4. Não consigo fazer nem metade do que faz mas se não fossem estas ajudas, nem isso conseguiria. Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Cá estão os meus posts favoritos! :)
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Uma ajuda para a próxima semana!

    ResponderEliminar
  7. Aos poucos vou melhorando, mas ainda só me consigo organizar para 2 ou 3 dias. Mas com estas sugestões vou melhorando.
    Beijinho, Catarina

    ResponderEliminar
  8. Eu admiro o que consegue fazer, mas esse tipo de organização é para alguém que está em casa e tem um horário fixo. Eu trabalho por turnos, todas as minhas semanas são diferentes, nem sempre tenho 2 dias seguidos de folgas. Aproveito o pouco tempo livre para estar com a família, nunca ficaria uma tarde de domingo ou outro dia qualquer a cozinhar para uma semana! Gosto de viver um dia de cada vez,sem essas " pressões" de que no dia x faço isto e dia Y faço aquilo. Essa extrema organização faz me confusão,no entanto admiro como tem tamanha paciência, mas é o seu trabalho! :)

    ResponderEliminar
  9. Eu trabalho fora de casa, saio de manhã e chego por volta das 19h a casa e prefiro passar 2h de um dia a organizar o resto da semana e nos restantes dias ter mais disponibilidade para os meus filhos do que passar um dia inteiro com todo o tempo livre e o resto da semana andar como uma "barata tonta", entre banhos , tpc,e fazer o jantar "de raiz". Mas isto é apenas a minha opinião e o que me parece resultar aqui em casa! :)

    ResponderEliminar